quarta-feira, 13 de novembro de 2013

CONTROLE DE POMBOS: COMO ENCONTRAR CLIENTES E VENDER SERVIÇOS

Novamente, e a pedidos, vamos voltar a falar um pouco mais sobre o controle de pombos e a possível atuação do profissional controlador de pragas. Aleatoriamente, posso enumerar alguns pontos que merecem nossa atenção: • Apresente ao cliente potencial, uma proposta profissional. Muitos controladores ainda acham que simplesmente escrever o preço no verso de uma cartão de visitas, já será suficiente para interessar ao possível cliente e assim, vender seus serviços. Já há bastante tempo o cliente (seja comercial, seja industrial ou mesmo uma dona de casa) exige um pouco mais que isso para ser convencido. Ele quer uma proposta técnica-comercial clara, ainda que simples, se possível com fotos explicativas e que contenha as soluções propostas pela empresa. • Torne-se um “expert” no assunto. Quando você estiver vendendo algo que você entenda e acredita, você perceberá que você não está vendendo apenas explicações de como são as coisas e como funcionam. Isso é para os generalistas. Torne-se, se o problema for pombos, um especialista, ainda que isso necessariamente exija estudar muito bem o tema. Portanto, procure cursos e textos sobre o controle profissional de pombos (aqui mesmo neste blog já pode ser um começo) e comece fazendo pequenos serviços para treinar sua equipe e a você mesmo. • Ao ter uma proposta aceita para o controle de pombos, esteja atento porque possivelmente existam outras pragas nesse mesmo cliente que possam ser abordadas profissionalmente. Mesmo sem que o cliente peça, prepare e apresente outras propostas de controle de outras pragas. Quem sabe você não consegue mais serviços ali mesmo? • Anuncie sua nova especialidade de controlar pombos; não são muitas as empresas que entendem desse assunto e, portanto, não anunciam. Há inúmeras maneiras de você anunciar em uma grande variedade de multimeios, desde simples volantes de distribuição restrita, a jornais de bairro; de figurações em revistas de bairro, à grandes magazines (com ou sem distribuição a fatias específicas de leitores); de rádios a canais regionais de TV. Enfim, uma grande variedade, mas anuncie! • Associe-se a comunidades e Associações que possam gerar negócios de se interesse. Associações locais de hotéis, de supermercados, de comércio, de clubes de serviços (Rotary ou Lions, por exemplo). Você deve comparecer às reuniões dessas entidades e conhecer os demais membros. Isso pode gerar excelentes negócios. • Olhe em torno quando você estiver caminhando nas redondezas de seu escritório. Pombos (e outros pássaros) são claramente visíveis e quando em concentrações maiores, sugerem que aquelas instalações infestadas possam ter necessidade dos serviços de uma empresa especialista. • Faça contato com empresas de limpeza e conservação. Elas certamente poderão lhe indicar aos clientes que tenham problemas com pombos. É um trabalho de relações públicas que pode render bons contratos. • Conte à sua rede social (pessoalmente ou via Internet) sua nova especialidade. Caso alguém lhe indique um cliente potencial que tenha problemas com pombos, não custa nada convidar essa pessoa para um almoço de agradecimento. Isso é marketing, meu caro, puro marketing!