sábado, 14 de novembro de 2009

RATOS NO TANQUE DE AREIA


Mensagem:
Moro em um condomínio onde existe um tanque de areia para crianças, várias vezes vi no período noturno, a presença de roedores que migram pelo muro de terrenos vizinhos neste tanque. Também existe o problema de quando chove a água fica represada no tanque. Gostaria de saber quais os riscos quanto a transmissão de doenças, mesmo porque tenho uma filha de 2 anos e evito que ela brinque neste local, mas me preocupo com as outras crianças que lá brincam diariamente. M.L.Z - São Paulo/SP

Resposta: Brincar na areia, que delícia! Não conheço uma só criança que não goste. Mas pássaros, cães, gatos e ratos... também gostam! Para outros fins, mas gostam. A urina e as fezes desses animais no tanque de areia de um condomínio podem representar um risco muito grande à saúde das crianças, geralmente de pouca idade, que ali brincam, sob os olhos atentos de suas mamães ou enfadados de suas babás. Nenhuma dessas pressurosas mamães, encantadas vovós, ou super babás, e muito menos as rechonchudas crianças, sabem que diversas doenças podem ser veiculadas pelas fezes e urina dos animais que furtivamente na calada da noite freqüentam as mesmas areias desses tanques de condomínios. Posso citar algumas, só para assustar bastante a nossa interessada amiga: certas verminoses e o tal de “bicho geográfico” (dermatite pruriginosa serpenteante linear), transmitido por fezes de cães; dos gatos, outras verminoses e a temida toxoplasmose (causadora de cegueira em crianças e que pode ter curso mortal). Ratos contribuem com a conhecida leptospirose que leva a óbito cerca de 10% das pessoas que a contraem. Os inocentes pombos aparecem transmitindo a histoplasmose, uma severa doença pulmonar. Micoses e sarnas... e por aí poderíamos seguir, mas creio que já devo ter conseguido toda a atenção de nossa consultante.
Em minha opinião pessoal, tanques de areia para as crianças brincarem, deveriam ser proibidos, tal o risco que representam. Mas quem sou eu, afinal, um sanitarista pregando no deserto, nada mais (que aliás é cheio de areia!).
Então vamos decretar o fechamento de todos os tanques de areia de todos os condomínios? E as praias? Vamos proibi-las também?
Sei lá, mas sei que se vamos liberar tanques e praias, alguns cuidados deveriam ser tomados para evitarmos a disseminação de várias zoonoses (doenças transmitidas ao ser humano através de animais). Nas praias: proibir firmemente a entrada de animais, especialmente cães, já que gatos não são muito amigos desses ambientes. Aliás, essa lei proibitiva já existe, mas não conheço uma só praia que não haja meia dúzia de irresponsáveis levando seus amados cãezinhos para tomar um banho de mar ou, mais modernamente, seus pit-bulls para chamar atenção das garotas (ou então de outros “rapazes”, quem sabe!). Nas praias então, cumpra-se a lei!
OK. E nos condomínios que mantém os famigerados tanques de areia? Que posso fazer? Deixa ver o que pode ajudar: determinar horários de uso dos tanques e cobri-los com um lençol plástico fora desse horário permitido, especialmente à noite. Mas teria que ser uma cobertura que vedasse realmente o tanque, porque ratos podem se esgueirar por qualquer fresta. Posso também proceder à troca dessa areia de tempos em tempos, desprezando a que foi removida. Posso desinfetar a areia usando uma boa solução de cloro ativo, mas teríamos que deixar o tanque interditado pelo menos por uma semana após a desinfecção, a fim de evitarmos problemas de pele nas crianças. Tudo meio paliativo e não completamente seguro.
Minhas filhas são adultas e já não brincam mais em tanques de areia (aliás, nunca deixei que fizessem, sempre optando pelas praias, menos perigosas), mas minha netinha vai ter que dobrar o avozão aqui e se os pais me permitirem... só sobre o meu cadáver (e que isso não seja um presságio!).

7 comentários:

  1. Meu nome é Silvia e sou Bióloga aqui do CCZ de Campo Grande/MS e encontramos uma solução para os nossos parques de areia em nossas escolas, creches, e praças públicas. Como parte integrante do Programa de Qualidade da Areia de áreas de lazer do município, sugerimos ao nosso gestor que todos esses locais fossem fechados com tela para impedir principalmente o acesso de gatos e de aves como os pombos.Para que não parecesse uma pequena "jaula", foi escolhido um padrão, um designer tipo circo, com bandeirinha colorida e tudo mais, cercado por estruturas de ferro coloridas e coberto com telas de cor bege que deu uma leveza e tom alegre ao ambiente. Conseguimos manter uma areia de boa qualidade para ser manipulada e frequentada por crianças. Monitoramos a qualidade dessa areia com exames parasitologicos periódicos em amostras dessas areias que tem se mostrado ausente de microorganismos patogênicos. È importante uma manutenção diária dessas áreas com retirada de folhagens ou outros resíduos de sujidades e sempre poder dar uma revirada na areia, realizar a troca no mínimo a cada seis meses, dependendo da condição e característica da mesma (sujidades, coloração, etc..). Quanto aos ratos procurem uma empresa controladora de pragas urbanas, idônea e habilitada pelos órgãos de saúde, para realizarem uma avaliaçao e o controle desses roedores no condomínio. Espero ter contribuído.

    ResponderExcluir
  2. Sílvia, bom dia.
    Meu nome é Natanael e gostaria da sua ajuda nessa questão.
    Vocês fizeram a desinfecção dessa areia ou bastou apenas protegê-la? Se foi feita, por favor, informe qual produto foi utilizado.
    Temos uma escolinha infantil e precisamos preparar a areia de lá.
    Caso possa nos ajudar, favor encaminhar e-mail para natanael@ecoplas.ind.br

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Deixem-me dar um palpite nessa discussão. Parece que o CCZ de Campo Grande tem uma boa proposta para responder às questões dos tanques de areia em próprios públicos. Todavia, gostaria de sugerir, outra vez, o tratamento periódico da areia com simples cloro ativo, substância bacteriostática, bactericida e que atua ainda sobre ovos de invertebrados eventualmente contidos nessas areias. Como proceder? Passo 1: devo retirar 100% da areia do tanque e peneirá-la para remover corpos estranhos e eventuais fezes ressecadas principalmente de gatos. Passo 2: abrir essa areia peneirada sobre superfície plana para que fique alguns dias tomando sol diretamente. Passo 3: enquanto essa areia toma sol, devo lavar e desinfetar rigorosamente as paredes laterais e fundo do tanque, usando uma solução concentrada de cloro ativo a 4%. Passo 4: vou aspergir uma solução de cloro ativo a 2% (conhecido também como Água de Lavadeira, Cândida, QBoa, etc) sobre a areia aberta, revolvendo para misturar bem; deixo por um dia. Passo 5: retorno a areia agora tratada para o tanque. Passo 6: depois de cada uso do tanque por crianças, devo cobrí-lo com um lençol plástico grosso adequadamente recortado para não deixar buracos onde ratos, gatos ou cães possam penetrar. Passo 7: todos os dias, ao retirar o lençol de cobertura, verifico se há a presença de fezes animais; se houver, removo-as juntamente com a camada superficial da areia. Passo 8: repito todo o processo a cada 4 meses.

    ResponderExcluir
  4. Alguém já ouviu falar em se tratar a areia de parques de escola com cal?
    Mistura a cal na areia do parque, deixa uma semana e depois está liberada para uso. Isso funciona?

    ResponderExcluir
  5. Prezada Carol. Não tente. A cal pode produzir queimaduras e outros problemas na pele de crianças. O risco é demasiado. Mas, é só uma opinião!

    ResponderExcluir
  6. Estou preparando um pequeno tanque de areia aqui em casa: minha dúvida é sobre a areia que devo comprar (posso usar areia que usamos em construção?)

    E se manter os cuidados apresentados, o que devo observar? Insetos? Fezes?

    ResponderExcluir