quinta-feira, 29 de março de 2012

ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAR UM BOM PROGRAMA DE CONTROLE DE MOSCAS Parte III


Estávamos examinando um programa de controle de moscas urbanas que seja eficiente e eficaz. Vimos vários aspectos de um MIP (Manejo Integrado de Pragas) voltado para moscas e chegamos a iniciar as considerações sobre a eliminação física das moscas já infestantes, começando por sugestões (importantes) do que fazer externamente às instalações a serem protegidas. Precisamos agora examinar o que pode ser feito para eliminá-las dentro das instalações.
Como dissemos, apesar de todas as medidas que podem (e devem) ser tomadas do lado de fora contra as moscas, algumas podem adentrar nas instalações onde desejamos que não estejam. Será preciso, então, combatê-las e eliminá-las ali mesmo. Posso começar pela instalação de armadilhas antimoscas luminosas. Algumas considerações:
• Disponha quantas armadilhas você desejar, não há limites. Quanto maior for o número dessas armadilhas, maior será nossa chance de capturar as moscas invasoras.
• Coloque-as de preferência um pouco acima da cabeça das pessoas para evitar a desagradável visão de muitas moscas capturadas na armadilha e também porque as moscas, principalmente as domésticas, voam em uma altura de cruzeiro da cabeça de uma pessoa (em pé, estenda um braço esticado para o alto; essa será a altura média de voo da mosca comum e de muitas outras moscas urbanas).
• Evite fazer uso das armadilhas “fritadoras” de moscas, aquelas que têm uma luz para atração e uma grade eletrificada onde as moscas são eletrocutadas instantaneamente se a tocam. Ao fazê-lo, a carapaça quitinosa do inseto explodirá e dezenas de pedaços da moscas podem se espalhar ao redor da armadilha, com efeitos indesejáveis. Opte pela armadilha dotada de luz atrativa (ultravioleta ou “luz negra”) e papel colante, o qual deverá ser trocado com bastante frequência.
O que mais posso fazer? Claro, nem vamos comentar aqui sobre as questões da limpeza e higiene do ambiente, pois desnecessário seria. Mas, posso fazer combate químico? Resposta correta: depende! Há locais onde posso aplicar mosquicidas nas paredes, sem problemas. Mas, há outros onde o emprego de inseticidas pode ser conflitante com as regras de manejo do ambiente (proteção ambiental) e os fins a que se destina o ambiente a ser protegido contra moscas. Por exemplo: na área de produção de uma indústria alimentícia, não será possível pulverizarmos mosquicidas nas paredes e maquinários. Pois bem, aí entra o que a gente comenta sempre que pode: o conhecimento humano sobre a biologia da praga a ser combatida e como podemos tirar proveito desse conhecimento. No caso das moscas domésticas, sabemos que a mosca ao adentrar a um novo ambiente, voa em círculos para ambientar-se e localizar o alimento que a atraiu. Isso feito, localisa o alimento ou opta por algum dentre várias opções possíveis e vai se alimentar. Depois, de estômago já cheio, a mosca busca uma saída para o ambiente externo onde vai pousar para digerir o alimento ingerido. Óra, seu instinto a dirige à luz natural de alguma janela. Mosca não entende vidro, ou seja, ela voa para uma janela onde supostamente seria o caminho mais curto para sair do ambiente fechado onde se alimentou. Porém, o vidro da janela se interpõe e ela não consegue entender por que não está conseguindo ultrapassar aquele ponto. Fica então se debatendo contra o vidro, na vã tentativa de sair. Debate-se, cansa e pousa por alguns momentos no beiral da janela; volta a se debater, e repousa, sucessivamente. Excelente local para aplicarmos nossa isca mosquicida! Alguns grânulos em sucessivos e diferentes pontos desse beiral de janela e teremos enormes chances que a mosca perceba a isca e a ingira em seguida, indo a óbito. Como eu já havia comentado, já temos em nosso país iscas mosquicidas à base de azametifós, de imidacloprid e de thiametoxan excelentes!
Eu faria assim. Aliás, já fiz e nunca tive um só programa fracassado!
Há também os papéis pegamoscas que podem nos ajudar bastante a controlar moscas em um ambiente fechado.
Boa sorte amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário