terça-feira, 8 de junho de 2010

CARLOS LINEU, O PAI DA CLASSIFICAÇÃO SISTEMÁTICA


Prometi, vou cumprir. Vamos conhecer um pouco sobre CAROLUS LINNAEUS (Carl von Linné, em sueco, depois que recebeu o título nobiliárquico; Carl Linnaeus em inglês ou Carlos Lineu em português), talvez o maior cientista da áreas de ciências naturais de todos os tempos. Nascido em 23/5/1707 na cidade de Räshult na Suécia, faleceu a 10/1/1778 em Uppsala também na Suécia. Durante seus 71 anos de vida, a maior parte dedicada aos estudos e à produção de extensa obra, Lineu notabilizou-se pela criação da nomenclatura binomial dos seres vivos, a base da classificação sistemática atual, a que me referi no post anterior a este, o sistema que permitiu dar nomes científicos aos seres vivos. Em sua época, muitos cientistas tinham múltiplas habilidades e se dedicavam a várias áreas ao mesmo tempo. Da Vinci é um ótimo exemplo dessa multicapacidade inventiva. Lineu foi outro. Foi literato, poeta, naturalista, médico e botânico de sucesso; escreveu mais de setenta livros e 300 artigos científicos. De caráter irriquieto, Lineu dedicou muitos anos a viagens de estudo, primeiro pelos países eslavos e depois pela Europa. Ia estudando os vegetais e dando forma à sua obra máxima “Systema Naturae”, onde ele propôs a nomenclatura universalmente aceita e adotada de dois nomes (em latim) para definir o ser vivo (animal ou vegetal). Assim, uma planta que anteriormente se chamava “physalis amno ramosissime ramis angulosis glabris foliis dentoserratis” passou a se chamar simplesmente Physalis angulata (gênero e espécie). Grande Lineu, esse! Mas, como ele era inquieto, lá pelas tantas estudou e resolveu simplesmente inverter a escala termométrica Celsius (criada por Anders Celsius) que passou então a ter o zero como ponto de fusão do gelo e o 100°C como ponto de ebulição da água, redesenhando o termômetro. Cada vez que vocês olharem para um termômetro para saber a temperatura, agradeçam a Lineu por ter facilitado nossa vida! Grande Lineu, grande mesmo!

9 comentários:

  1. É sim, Raquel! Sempre rendo homenagens a estudiosos, responsáveis pelo avanço do conhecimento humano, como foi o caso de Lineu. Há muitos outros e qquer dia desses, falo sobre um outro chamado Berkenhout.

    ResponderExcluir
  2. Ah, sim! Também vou falar sobre Charles Darwin, aquele!

    ResponderExcluir
  3. Ah Dr Constâncio, quanta admiração tenho do seu trabalho...de pensar que meus primeiros estudos sobre os roedores foram daquele seu manual...trabalho com o Dr Pelágio em Santos. Gosto muito do jeito erudito de vocês. Aqui na cidade somos poucas mulheres a fazer o trabalho de campo no controle de pragas ainda, mas acredito que esse número tende a crescer...acho bem legal o seu blog e eu tinha vários números impressos, que acabaram sendo usados para treinamento aqui na Santex.
    Um grande abraço e sucesso para o Sr.

    ResponderExcluir
  4. Ola, Viviane. O Manual a que vc se refere era de minha autoria somente. Não acuse o Dr.Pelágio por eventuais erros nele contidos. Pelágio era um bom amigo e colega da época; há anos não o vejo. Hoje em dia, há uma crescente quantidade de mulheres se dedicando ao ramo do controle de pragas. Em todo o Brasil!

    ResponderExcluir
  5. eu ganhei 9,5 no trabelho do calos Lineu que pesquisei aqui...
    meu nome é JULIA

    ResponderExcluir
  6. Muito bem, Julia! Que bom que o post lhe foi útil. Precisando, nos visite novamente.

    ResponderExcluir
  7. Muito Obrigado, me ajudou muito, mas, onde ele viveu ?
    Valeu aew

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Suécia nasceu, na Suécia cresceu, na Suécia brilhou e na Suécia faleceu. Hoje, está no verso da nota de 10 coroas (moeda da Suécia).
      Grande Lineu! Que cabeça!

      Excluir