quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

CONTROLANDO INSETOS EM CONDOMÍNIOS: BOM NEGÓCIO OU UMA GRANDE DOR DE CABEÇA? – PARTE III


A gente estava falando dos problemas e soluções para executar um controle de primeira em condomínios e havia começado a comentar os passos para que a empresa controladora de pragas contratada estabeleça um Manejo Integrado, o qual será capaz de produzir os resultados desejados por seu contratante e garantir a fidelidade desse cliente. Vimos a informação ao síndico, a inspeção, o fichário, as pragas e a manutenção do prédio. Em frente:
Determinação dos focos:- analise suas fichas para determinar quais áreas do prédio estão com maiores problemas. Esses serão, provavelmente, os focos dos quais as pragas observadas estão partindo, se disseminando pelo prédio e invadindo novas áreas. Em prédios muito infestados, é comum localizarmos um ou dois focos por andar. Sem uma completa limpeza desses focos, as chances de sucesso são praticamente nulas. A administração precisa entender esse ponto e providenciar, de alguma forma, que essa limpeza seja efetuada.
Informação aos moradores:- o ideal seria que cada condômino estivesse informado sobre as pragas encontradas no prédio e como proceder para evitá-las. Na prática, no entanto, isso é um tanto difícil, embora se possa chegar bem próximo através de reuniões gerais dos moradores onde o tema seria abordado pela empresa contratada. Na verdade, essas reuniões de condomínio não são muito frequentadas e você pode perceber que exatamente os moradores que mais estão contribuindo para as infestações do prédio, são os que não estarão presentes e depois, ainda vão reclamar das despesas que a desinfestação acarretará. Mas, nessa reunião, você poderá ouvir as informações de condôminos que muito lhe ajudarão a melhor conduzir o programa; você deve aproveitar para ouvir sugestões (nem sempre exeqüíveis) e esclarecer dúvidas. Simule estar acatando algumas dessas sugestões (aquelas que são pertinentes) e elogie as opiniões adequadas. Quando as sugestões partem dos moradores, é uma certeza de que eles participarão voluntariamente do programa e até pressionarão outros a fazê-lo.
Tratamento:- o dia, ou dias, do tratamento deve ser de amplo conhecimento geral da comunidade. A fixação de avisos em diversos locais estratégicos de fácil visualização é recomendável. É bastante importante que pessoas e animais não estejam nos recintos durante o tratamento e por algumas horas após, tempo esse que dependerá dos biocidas empregados pela empresa e as condições de arejamento dos ambientes. Regra geral: deixar portas e janelas abertas para facilitar a circulação plena do ar, até que a calda seque. Se o tratamento for exclusivamente feito com gel, esse período de interdição é desnecessário. A opção de empregar inseticidas gel ou por pulverização de calda, é da empresa contratada e a decisão de usar este ou aquele método (ou até ambos) vai depender sempre de diversos fatores ambientais e relacionados à própria praga a ser combatida. Mas, isso é uma outra história que fica para outra vez. Só quero comentar (mais uma vez e sempre) que pense muito antes de adquirir biocidas de baixa qualidade ou de origem duvidosa; o resultado final pode ser totalmente comprometido por uma escolha errônea.
• Reforço automático:- duas ou três semanas depois, você deve proceder a um breve reforço do tratamento nos pontos de focos mais importantes. Esses focos precisam ser controlados de qualquer maneira, sob risco de comprometer o todo. Esse reforço será também uma excelente oportunidade para verificar se as medidas corretivas foram aplicadas nesses focos; se não foram, reitere junto ao síndico a importância dessas ações. Por outro lado, esse reforço automático vai reforçar sua imagem de empresa séria e comprometida com os resultados, ajudando a fidelizar seu cliente.
Situação de controle:- já naquele repasse automático você poderá avaliar se a situação das infestações melhorou. Se não, é preciso apontar à administração do prédio o que deve ser ainda feito ou posto em prática. Caso as infestações do condomínio tenham sido drasticamente reduzidas, o que certamente ocorrerá se o trabalho tiver sido bem feito, e estejam em níveis tais que não causem maiores problemas aos moradores, estes devem ser informados do sucesso do programa através de uma circular, a qual deve reiterar as medidas necessárias para que as infestações não voltem a crescer. Informe que sua empresa iniciará a fase de monitoramente e que tratamentos individuais das unidades poderão ser requeridos sempre que necessário.
Monitoramento:- Esquematize um programa de monitoramento posterior, ou seja, um esquema de visitas periódicas ao condomínio (pelo menos duas vezes ao ano) onde você poderá verificar, através dessas inspeções de alguns pontos focais, como estão indo as coisas. Não deixe seu cliente desatendido, destaque-se da concorrência. Nas visitas de monitoramento aponte medidas corretivas ainda não adotadas, verifique se não há deterioração de certas áreas, aponte (sempre por relatório escrito, velhos e novos problemas que possam estar contribuindo para a instalação de pragas. Servirão também para você determinar se já está na hora de nova intervenção.
A essa altura você deve estar imaginando que essa abordagem deve ter um custo alto e que assim seu preço final será mais alto do que os preços praticados pela concorr6encia e que, dessa forma, nenhum condomínio vai lhe contratar. Você está certo... e errado! De fato, serviços diferenciados provavelmente custam mais caro, mas, preço não deve ser encarado como fator impeditivo. Caro ou barato são fatores totalmente subjetivos e cai na esfera discricionária de cada individuo que o julga. O que é preciso, nos dias de hoje, é agregar valor à sua mercadoria ou serviço. O Manejo Integrado pode ser o diferencial que poderá alavancar seus negócios. Não tenha medo se sua proposta for a mais alta dentre as cotações levantadas. Você só precisa apresentar uma proposta tecnicamente consistente, a preço justo e justificável. Não foi cobrando preços baratinhos que grandes empresas em todo o mundo venceram em um mercado selvagem; empresas tais como a Xerox, a IBM, a Brastemp, a Mercedes Benz, a Coca-Cola, a Petrobras e outras tantas. Sabe o que há de comum entre elas? TODAS COBRAM OS PREÇOS MAIS ALTOS DE SEUS MERCADOS! Apenas souberam vender, valorizar e agregar valor em seus produtos, que, por sinal, são de ótima qualidade. E não é isso que você quer? Pense bem.

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