quinta-feira, 11 de março de 2010

COMBATE A ESCORPIÕES: UMA DISCUSSÃO ANTIGA

Um colega mineiro me escreveu solicitando informações sobre o combate químico aos escorpiões, pois sua empresa tem sido consultada com frequência crescente sobre o problema. Ao mesmo tempo, cita que não pode ficar dizendo a seus clientes que não há nada a fazer, exceto medidas ambientais de prevenção. Contou que ficou numa “saia justa” quando ele deu essa orientação a um cliente que replicou: “- E o que eu faço com as dezenas de escorpiões que já invadiram o perímetro de minha casa e estão em toda parte?”
Para esse colega e para os leitores interessarem, comento:
1) Nas décadas de 50 e 60, os escorpiões eram combatidos (com certo sucesso) através da aplicação de organoclorados como o DDT, o BHC, o Lindane e o Clordane. Biocidas pesados e de amplo espectro, eram na época utilizados contra a maioria dos insetos e aracnídeos, tanto na lavoura quanto nas cidades.
2) Todavia, os organoclorados tiveram seu uso progressivamente limitado até que acabaram proscritos na década de 70. Isso se deveu ao seu persistente poder residual que mantinha esses biocidas por muitos anos no ambiente onde eram aplicados.
3) Por que os organoclorados eram eficazes contra escorpiões, já que esses artrópodes podiam perceber (através de suas organelas quimiorreceptoras situadas nos palpos e no peito) a presença de agentes agressivos no ambiente e assim permaneciam protegidos em seus esconderijos, sem se exporem por até um ano e sem se alimentarem? Porque a persistência no ambiente dos organoclorados era bem maior que apenas um ano e quando, finalmente, por uma questão até de sobrevivência, os escorpiões, vencidos pela fome, se expunham fora de seus abrigos, eram afetados pelos organoclorados ali aplicados e sucumbiam.
4) Depois de proibidos os organoclorados, como combatê-los? Foram tempos difíceis, porque os demais grupos de biocidas existentes na época (organofosforados, piretróides, carbamatos e outros de menor relevância), simplesmente não eram capazes de controlar uma infestação de escorpiões de qualquer espécie.
5) Por que isso acontecia? Os escorpiões eram imunes a esses compostos? De jeito nenhum! Se você pulverizasse diretamente um escorpião com a calda de qualquer inseticida, ele morria. Quer dizer, os escorpiões nunca foram imunes a tais grupos químicos.
6) O que acontece na prática é que os escorpiões nunca estão expostos, dando sopa, a espera que venham lhes borrifar com um biocida qualquer. Estão é muito bem protegidos em seus esconderijos. E esses grupos químicos têm uma meia vida pós aplicados muito menor que os organoclorados. Na verdade, seus efeitos residuais duram apenas algumas semanas. Ora, o que fazem os escorpiões? Simplesmente esperam que o efeito residual acabe e só então saem de seus abrigos para caçar. Por isso é que ficamos algumas décadas sem armas químicas eficazes contra escorpiões.
7) Nesse período, tanto os serviços públicos quanto os controladores particulares só podiam ensinar medidas preventivas - higiene ambiental, não acumulem entulhos que possam servir de abrigo, matem as baratas (principal fonte de alimentação urbana dos escorpiões), cuidado ao vestir roupas em áreas infestadas, etc.
8) Porém, na década de 90, uma nova formulação foi desenvolvida e passou a ser comercializada também no Brasil: os microencapsulados que alteraram radicalmente o combate químico aos escorpiões. Nessa formulação o ingrediente ativo do produto está encerrado dentro de diminutas microcápsulas de um polímero semelhante ao nylon. Dessa maneira, quando aplicamos um microencapsulado, o i.a. não está exposto e assim os escorpiões, incapazes de percebê-lo no meio ambiente, se expõem e deambulam em áreas que foram tratadas. As microcápsulas aderem ao corpo do escorpião e terminam por intoxicá-lo.
9) Portanto, novamente voltamos a ter uma arma eficaz de combate químico ao escorpião e centenas e centenas de casos de infestação de escorpiões foram resolvidos sem mais delongas.
10) Um alerta: pelo menos um dos microencapsulados existentes no mercado tem fraco efeito no controle de escorpiões, porque suas microcápsulas se rompem com facilidade já durante a manipulação do produto e, portanto, quando aplicado no ambiente, alerta os escorpiões os quais, então, não se expõem.
11) Sucede que nem tudo são flores no caminho do controlador de pragas. A instituição máxima da Saúde Pública em nosso país, a ANVISA, no que tange à saúde ambiental, sem ter realizado testes de campo e sem acompanhar a evolução natural do conhecimento, até hoje não recomenda o controle químico contra escorpiões limitando-se às velhas recomendações preventivas. Se fizeram testes, não publicaram os resultados para conhecimento dos técnicos. Apenas se posicionaram contra. Lamentável!
12) Há disponíveis no comércio especializado, pelo menos três produtos que a própria Anvisa concedeu registro como eficientes contra escorpiões. No entanto, a Anvisa não prestou atenção nesse detalhe e desrecomenda o combate químico aos escorpiões. Puro contrassenso.
Em minha opinião como técnico especializado e por ter estudado bastante o combate químico aos escorpiões (tendo inclusive publicado trabalho científico a respeito em co-autoria com o Eng.Agr. Clóvis Yassuda), os escorpiões de qualquer espécie podem ser combatidos e eliminados com a aplicação correta e adequada de certos biocidas microencapsulados de uso profissional exclusivo disponíveis no mercado nacional.
Qualquer coisa em contrário, vão ter que me convencer! Omessa!

29 comentários:

  1. Estimado Constâncio,

    Apesar de ser um post relativamente antigo, merece (e muito!) meus (e de todos) cumprimentos !

    Seria imensamente grato se você pudesse me esclarecer alguns pontos:

    1- Essa questão das organelas quimiorreceptoras são presentes em quais das principais pragas urbanas? Escorpiões e Pulgas? Aranhas tb?
    Me parece que a pupa da pulga tem uma ação morfológica (se assim posso chamar) muito semelhante à exposta por você neste post (ficar até 1 ano sem eclodir - no caso do escorpião, sem "dar as caras").

    2- Microencápsulas que se rompem mais facilmente. Ouvi falar de um fornecedor que um produto deste gênero possui cheiro bem mais forte que o tradicional. Seria este? rs. Se você pudesse dar alguma dica ou me informar a qual você se refere e como possui essa informação de que as micricaps. estouram com maior facilidade agradeceria (se puder responder, fique a vontade por e-mail, sms, ligação, pombo correio etc..rs - e-mail: brunofermen15@hotmail.com; cel- (19) 8843-7151).

    3- Este é só um comentário da "baita" incongruência da ANVISA. Realmente eles preconizam a não efetividade do combate químico a escorpiões; porém registram um produto para seu combate (que a meu pensar deve-se ter uma série de testes antes de registrarem um produto para tal uso, ou será que a Anvisa não é séria o suficiente para isso e mais se importa com quanto vai receber da empresa para agregar o registro daquela praga ao produto?????)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Bruno
      Vamos lá, por partes (antes tarde do que nunca).
      1)Pulgas e principalmente escorpiões. Imagine que evolução! Aranhas, embora estejam neste planetinha há quase tanto tempo qto seus primos escorpiões, não têm esse laboratório ambulante. As pulgas adultas perdem essas organelas que estão presentes nas pré adultas dentro de seus casulos.
      2)Posso lhe informar minha experiência de campo. Há três microencapsulados na praça, dois deles não recomendo por diferentes razões. Como não tenho nenhum compromisso ou obrigação com qualquer laboratório produtor, recomendo o Demand 2,5 (ou 10) da Syngenta nas diluições contidas no rótulo.
      3) Anvisa: faço de suas palavras, as minhas!
      Abx
      PS: o tempo decorrido absurdo para lhe responder, foi pq seu eml ficou retido na teia (por coincidência web), de meu computador e só agora ele se materializou. Sorry!

      Excluir
  2. Moro em Recife-PE e venho enfrentando grandes problemas atualmente com escorpiões e lacraias. Não consigo entender como esses bichos chegam ao meu apartamento, 6º andar, e ninguém do prédio reclama nos outros apartamentos. Só esta semana foram 5 escorpiões e uma lacraia. Já contratei uma das mais antigas empresas no ramo de detetização mas não solucionou. Como saberei se a empresa contratada está utilizando biocida microencapsulado ? Por favor me ajude, não sei mais o que fazer. Tenho 2 filhos pequenos e não estou vendo solução.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Claudio: Recife sempre foi uma cidade com problemas de escorpiões, alguns bairros com mais e outros com menos. Entendo bem seu dilema, mas não posso ajudá-lo muito à distância. Reafirmo minha total confiança no uso de um biocida microencapsulado como a melhor arma para resolver o problema com escorpiões e reafirmo que existem dois produtos microencapsulados no mercado, um deles não tão eficaz. Para sua sorte, há em Recife uma Médica Veterinária especialista em escorpiões e que já resolveu situações bem complicadas. Trata-se da Dra. Maria de Fátima de Santana que trabalha no Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura e, se não me engano, também na Prefeitura de Paulista na Vigilância Sanitária. Sugiro procurá-la para ver se ela pode lhe ajudar mais diretamente, OK? Um abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Olá, vc poderia ser mais específico quanto ao nome do biocida microencapsulado realmente eficaz? Sei que pode parecer meio anti ético o meu pedido, mas encontro-me em uma situação extremamente delicada, com um filho recém nascido e uma infestação de escorpiões (acredito que amarelos). Estou desesperada e preciso de uma medida realmente eficaz. Conto com sua ajuda! Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Cléria
      Peço desculpas pela imensa demora em lhe responder; seu eml ficou perdido todo esse tempo no meio de muitas tralhas armazenadas automaticamente no meu computador. Contudo,bem antes da maioridade de seu filho, vou tentar ajudá-la. Posso sim ser mais específico, pois não tenho nenhum compromisso ou obrigação com qualquer produtor nacional ou multinacional. Há no mercado dos inseticidas profissionais, aqueles que supostamente só poderiam ser adquiridos por empresas devidamente registradas, três biocidas microencapsulados. Deles, a meu ver (e experiência), o que surte melhor resultado contra escorpiões é o Demand 2,5 (pode também ser o 10) produzido pela Syngenta. Aplicar nas diluições indicadas no rótulo em todos os pontos e áreas onde escorpiões tenham sido vistos. Não esquecer a rede de esgotos que é onde os escorpiões vão em busca de seu alimento principal (baratas). Sugiro fortemente contratar uma dedetizadora idônea para aplicar esse produto. Eles saberão o que fazer (espero!). Boa sorte!

      Excluir
  5. Prezado Constâncio, boa tarde. Primeiramente, gostaria de falar que já estou pesquisando há algum tempo sobre o tema e não tinha, até então, encontrado um texto tão bem escrito e embasado como o seu...parabéns!!!
    Vc poderia me passar, por gentileza, o nome dos três inseticidas microencapsulados que a própria Anvisa concedeu registro como eficientes contra escorpiões?? Ainda, vc poderia também me dizer qual dos microencapsulados existentes no mercado tem fraco efeito no controle de escorpiões, porque suas microcápsulas se rompem com facilidade já durante a manipulação do produto???
    Deixo aqui meu email, se preferir mandar direto pra ele e, mais uma vez, obrigado e parabéns pelo texto!! jlcalheiros@yahoo.com.br . Att, João Calheiros

    ResponderExcluir
  6. Prezado sr. Constâncio..
    Estou lendo seu post agora pois estou tendo alguma dor de cabeça com escorpiões em uma pousada. Sou biólogo e antecipadamente afirmo que concordo em gênero, numero e grau com o que diz da ANVISA. Mas rusgas a parte gostaria de usar seu conhecimento para me auxiliar pois minha necessidade básica é: Utilizar um inseticida eficiente contra escorpiões, aranhas e outros insetos rasteiros em ambiente interno (salas e quartos) onde hospedes permanecem. Os problemas são: 1 - Limpamos diariamente as habitações portanto tenho duvidas se o inseticida aplicado não sera removido por outros químicos utilizados na limpeza. 2- Não podemos utilizar nada que tenha odor forte ou que sobre calor venha a irritar mucosas,pele,olhos etc de adultos e crianças no ambiente. 3 - Os insetos entram pelas portas e janelas abertas pelos hospedes diariamente. Estamos em meio ao campo. 3 - Os escorpiões reproduzem se facilmente sem parceiros e as aranhas podem armazenar sêmen por anos para utilizados e produzir ovos quando bem querer. Como eliminar com eficacia nos alojamentos preferenciais. Aqui não possuímos o sistema de encapsular com mantas o imóvel para aplicar o inseticida então como fazer?
    Agradeceria seus comentários e abraços.. S. Davi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Sérgio Davi: antes de tudo vc precisa definir qual será sua linha de orientação profissional: vc vai combater os escorpiões ou concordar com a Anvisa em "gênero, número e grau" como afirma? Nessa última condição, nada mais posso acrescentar, pois como ficou claro, eu discordo da Anvisa nesse particular. Para mim, como dizia um antigo produto microencapsulado descontinuado por seu fabricante, escorpião tem solução!

      Excluir
  7. Constancio, em primeiro lugar, obrigado pelas belas informações. A pergunta que tenho é a seguinte: qual o veneno que devo comprar, por acaso é o Demand? }?Onde posso encontrar para adquirir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sharles, amigo. Pela lei, vc não pode adquirir produtos de uso profissional exclusivo. Sugiro a contratação de uma boa empresa controladora de pragas e solicite a eles que usem Demand 2,5% (ou 10%). OK?

      Excluir
  8. Olá Constâncio...
    Sou da cidade de Ribeirão Preto e estou desesperado atrás de um inseticida que combata escorpiões pois tenho um filho de 2 anos e em minha casa acho pelo menos 1 escorpião por dia....Onde posso comprar esse produto? Pois entrei entrei em contato com algumas empresas e não me responderam....
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Prof.Victor.
      Para o combate químico dos escorpiões, recomendo fazer uso de algum inseticida microencapsulado. Há já no mercado brasileiro, cerca de 4 ou 5 formulações microencapsuladas, porém nem todas são eficazes contra escorpiões. Costumo usar Demand 2,5 mas lançaram o Deltek 2,5 (da Rogama) que ainda não testei , mas já tem boas referências. Em Ribeirão Preto vc os encontrará na SISTEMA Produtos Domissanitários. OK?

      Excluir
  9. Olá Constâncio parabéns pelo post também discordo da Anvisa pois já realizei todas as medidas preventivas anti escorpiões telei minha casa toda inclusive grelhas vedei todos ralos mantendo a limpa e sem bagunça. Moro num condomínio em Ribeirão Preto SP e tenho sofrido com escorpioes . Tenho duas crianças e muito medo. Vou tentar adquirir o inseticida indicado agradeço a dica . Gostaria de saber sua opinião em relação a galinhas soltas pelo condomínio e o controle dos escorpiões? Desde já muito obrigada Rita Avanci

    ResponderExcluir
  10. Olá Constâncio parabéns pelo seu post também sou contra a ANVISA em relação ao combate aos escorpiões. Moro n condomínio em Ribeirão Preto SP minha casa é toda gelada inclusive grelhas ralos todos tapados o condominio é dedetizado de 3 em 3 meses mesmo assim venho sofrendo com escorpiões constantes. Tenho duas crianças pequenas e muito medo pois conheço o estrago que esse bichinho pode fazer! Gostaria de saber sua posição em relação a galinhas soltas pelo condomínio e o controle dos escorpiões? Desde já agradeço suas preciosas dicas vou tentar comprar o inseticida demand 2,5. Obrigada Rita

    ResponderExcluir
  11. Vou contar minha experiência, tive problemas sérios no apartamento para onde mudei e como tinha crianças eu e minha esposa pensamos até em vender o imóvel e nos mudar, já achamos mais de 15 escorpiões em nosso apartamento em menos de 1 ano e me foi recomendado este Demand 2 CS, excelente produto e depois de iniciado sua aplicação os escorpiões começaram a aparecer mortos, tanto pequenos como grandes, até que recomendei o uso ao condomínio e utilizado combatendo de vez esta praga. Já recomendei para dois amigos, um no interior e outro aqui em minha cidade e todos com o mesmo sucesso meu, recomendo demais este inseticida e não há problemas com crianças e animais domésticos, super tranquilo. Abs

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde o Demand deve aplicado sozinho ou com algum outro inseticida? Li algumas orientações no sentido de aplicar o demand juntamente com outro inseticida desalojante ou knockdown. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que queremos, afinal? Eliminar os escorpiões em seus esconderijos de forma lenta e gradativa ou fazer com que dali saiam espaventados indo se alojar não se sabe onde antes de serem eliminados? A mistura de algum biocida knock down ou desalojante só vai provocar esse segundo efeito. A escolha á sua!

      Excluir
  13. Prezado Senhor Constâncio, escrevo para agradecer-lhe a recomendação para uso do Demand 2,5. Sou Biólogo e tenho uma propriedade rural na região central de Minas Gerais. Na construção da casa sede concluída no final de 2015, foi acumulando por cerca de dois anos entulho próximo a construção. Algum resto de comida e ração dos cachorros acabou oferecendo grande oferta de alimento para baratas silvestres, o que resultou em uma grande população de escorpiões Tityus serrulatus. Com a retirada dos entulhos e conclusão da casa, em sua área externa e também no segundo andar onde há uma mansarda, constantemente foram encontrados escorpiões. Já fiz uso do Demand 2,5 ao redor da casa, janelas e portas para constituir uma barreira química e internammente em todos os rodapés e paredes que terminam no telhado. Tive resultado surpreendente com grande número de indivíduos adultos sendo encontrados já mortos ou agonizando. e já repeti a aplicação. Gostaria de saber qual é a sua sugestão de prazo para repetir as aplicação do Demand na área interna e externa, de forma a manter o controle de infestação. Considero importante ressaltar que a recomendação de limpeza da área e o corte de qualquer suprimento de alimento para insetos que servirão de alimento para escorpiões, é de fundamental importância para evitar a reinfestação controlar a população desta praga. Muito obrigado, Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Guilherme
      A reaplicação do biocida microencapsulado contra escorpiões vai depender de onde foi aplicado. A céu fechado (dentro de instalações), uma vez a cada seis meses pode ser a frequência adequada, com tendência a se dilatar. À céu aberto, outras variáveis entram em consideração (regime de chuvas, pontos onde a produto possa ser removido com mais facilidade, etc). Seis meses pode ser um prazo a ser inicialmente testado. Contudo, lembre-se que a presença de baratas deve ser seu indicador: baratas presentes, hora de um novo tratamento. Fico contente com seu sucesso e talvez, só talvez, um dia a Anvisa acorda!

      Excluir
  14. Constâncio, boa tarde!
    Obrigada pelas informações prestadas.
    Encontrei um escorpião amarelo, filhote, no corredor do meu apto e estou com medo de voltar pra lá. Tenho pânico a insetos.
    O q me preocupou é que se ele é filhote, o maior está dentro de casa.
    Moro em bsb, vc sabe onde posso adquirir esse veneno?
    Supondo que tenha escorpião escondido dentro do guarda roupas, no meio de cobertores e roupas,; aplicando esse veneno no chão, é possível que atinja esses também?

    ResponderExcluir
  15. Constâncio, boa tarde!
    Obrigada pelas informações prestadas.
    Encontrei um escorpião amarelo, filhote, no corredor do meu apto e estou com medo de voltar pra lá. Tenho pânico a insetos.
    O q me preocupou é que se ele é filhote, o maior está dentro de casa.
    Moro em bsb, vc sabe onde posso adquirir esse veneno?
    Supondo que tenha escorpião escondido dentro do guarda roupas, no meio de cobertores e roupas,; aplicando esse veneno no chão, é possível que atinja esses também?

    ResponderExcluir
  16. Constancio,de quanto em quanto tempo é bom fazer uma nova aplicação do demand 2.5 da Syngenta?

    ResponderExcluir
  17. Depende de onde vc aplicou: à céu aberto ou dentro de instalações. Nos esgotos e outros locais mais expostos, eu diria que a cada 3 meses, cf o grau da infestação. Dentro das edificações eu repetiria a cada 2 meses até o completo controle, pq são locais frequentados diretamente por humanos.

    ResponderExcluir
  18. Amigo cristiano li todas as suas informações sobre escorpiões. Informações muito interessantes...a tres dias minha mãe foi picada e tenho pesquisado sobre o combate a escorpiões. ...ela mora no interior da Bahia.onde o acesso a tal medida preventiva é muito restrito....porém vou passar as informações que encontrei aqui ,acredito que pode ser uma solução. Obrigada por seus conhecimentos compartilhados.

    Grata. ...Andréia Oliveira

    ResponderExcluir
  19. Amigo cristiano li todas as suas informações sobre escorpiões. Informações muito interessantes...a tres dias minha mãe foi picada e tenho pesquisado sobre o combate a escorpiões. ...ela mora no interior da Bahia.onde o acesso a tal medida preventiva é muito restrito....porém vou passar as informações que encontrei aqui ,acredito que pode ser uma solução. Obrigada por seus conhecimentos compartilhados.

    Grata. ...Andréia Oliveira

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber sua opinião sobre o deltek 2,5 foi o único que encontrei por aqui. Desconfio que tem um foco por aqui e que tenha escorpiões até no forro.

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber sua opinião sobre o deltek 2,5 foi o único que encontrei por aqui. Desconfio que tem um foco por aqui e que tenha escorpiões até no forro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom produto, mas deixa o conteúdo da microcápsula extravasar. Assim, os escorpiões não vão se expor.

      Excluir