quinta-feira, 25 de março de 2010

SOBRE O ÓLEO DE CITRONELA NA REPELÊNCIA A INSETOS

Recebo em meu e-mail uma consulta sobre a eficiência do óleo de citronela como repelente a insetos. Minha primeira impressão é que os profissionais controladores de pragas estão cada vez mais interessados nesses diferentes óleos essenciais vegetais para uso contra certas pragas. Outro dia falei sobre o Óleo de Nim (vide abaixo) e hoje vou comentar um pouco sobre o Óleo de Citronela, a pedido.
A citronela é uma espécie de capim aromático (lembra o napier usado para arraçoar gado bovino) originária do Pacífico e existem duas espécies (com diferentes teores de citronelal e geraniol, os princípios ativos responsáveis pela ação repelente). Uma é a citronela de Java (Cymbopogon winterianus) que possui maior teor repelente e a segunda é a citronela do Ceilão (Cymbopogon nardus). O conhecimento da ação repelente da citronela sobre insetos, especialmente alados, é milenar e há registros antigos de seu uso em diferentes situações. Na verdade, há vários outros usos interessantes para a citronela como nas dores, reumatismos, LER e inflamações articulares em massagens e fricções. O óleo essencial da citronela tem também sido empregado em coleiras de cães para evitar os ataques de moscas sugadoras e mutucas e até carrapatos e pulgas. Algumas gotas em dois litros de água produzem um ótimo desinfetante tanto para superfícies (pias, mesas, tábuas de carne, etc), como para verduras e legumes. Usado em velas, cremes e loções, o óleo de citronela demonstra uma notável capacidade de repelir insetos e proteger pessoas em áreas de borrachudos, mosquitos e outros voadores picadores.
Com essa capacidade em mente, usar o óleo de citronela combinado com inseticidas pode ser um contrassenso. Se queremos que o inseto entre em contato direto com a superfície onde aplicamos um inseticida, não devemos associar citronela, não é isso? Mas para o profissional controlador de pragas, o óleo de citronela pode ser uma interessante ferramenta para afastar (proteger) um determinado ponto de uma instalação do acesso de pragas, principalmente voadoras. E a planta, pode repelir? A resposta também é afirmativa, obviamente se forem plantadas em pontos aproveitando a direção dos ventos predominantes. Uma vez, recomendei numa granja de aves, que se plantasse pés de citronela intervalados por 1,5m formando uma linha de proteção em torno do galpão das galinhas. Funcionou muito bem! Ajudou bastante a reduzir o problema de moscas. O resto do controle foi químico e manejo adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário