terça-feira, 30 de março de 2010

NOSSA ARCA DE NOÉ É MAIS COMPLICADA

No bairro do Morumbi, em São Paulo, uma senhora toma um enorme susto com uma cobra que passeava pelo seu jardim. Em Belo Horizonte, uma menina de pouca idade é ferroada por um escorpião amarelo ao colocar o tênis assim que acordou. Passa mal, é internada e falece. No Rio de Janeiro e em Salvador, as autoridades sanitárias declaram-se incapazes de evitar um pico epidêmico de dengue hemorrágico que ocorre no verão e cuja taxa de mortalidade chega a 2%; a razão é uma infestação urbana descontrolada do mosquito Aedes, o transmissor dessa temida enfermidade. O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de são Paulo prevê um grande número de casos humanos de leptospirose, se voltarem a ocorrer inundações na cidade em decorrência das fortes chuvas de verão; a leptospirose é uma doença transmitida pela urina de ratos que habitam os esgotos da cidade. As autoridades sanitárias federais estão realizando sucessivos levantamentos em berçários de diversas maternidades no Brasil, devido ao expressivo número de óbitos em bebês prematuros que vêm sendo registrados; os resultados iniciais desses estudos demonstram que as bactérias causadoras das mortes dos bebês possivelmente estejam sendo disseminadas por baratas ou até mesmo formigas doceiras.
Seja como for, gostemos ou não, dividimos nosso meio ambiente urbano com uma enorme série de diferentes espécies animais que, em conjunto, sobrepassam-nos em número muitíssimas vezes. Muitos desses animais, infelizmente, são importantes transmissores de algumas doenças à espécie humana (zoonoses), por isso com eles nos preocupamos. Todo mundo sabe que cães e gatos podem transmitir a raiva e por isso necessitam ser vacinados todos os anos. Mas, quantos sabem que os inocentes camundongos podem transmitir a leptospirose de curso mortal em 11% dos casos? Que os lerdos escorpiões provocam cerca de 1% de óbitos entre as pessoas que foram ferroadas? Que as aparentemente indefesas e pequenas aranhas marrons causam a necrose de grandes porções de pele e músculo no ponto da picada, deformando as vítimas? Que uma simples picada da pulga de um rato pode nos transmitir a temida peste bubônica em algumas regiões do Brasil? Que um ridículo mosquito pode literalmente arrasar nossa saúde e nos por em risco de vida?
E quem é que cuida de tudo isso? Quem está fazendo alguma coisa para por um pouco de ordem nessa grande arca de Noé em que vivemos?
Bem, há uma porção de gente boa envolvida nos esforços permanentes e incansáveis de lidar com todas essas questões. Tem o pessoal dos órgãos públicos sanitários nas esferas federal, estaduais e municipais assoberbados com enormes problemas de saúde pública. Tem os pesquisadores e professores dos institutos de pesquisa e de ensino técnico especializado, que diuturnamente buscam novas abordagens de controle das pragas urbanas. Tem o pessoal das indústrias produtoras de insumos que permitem alcançar níveis de controle ou até mesmo erradicação. E tem os profissionais controladores de pragas, último recurso do cidadão comum para defender-se dos agravos de saúde trazidos por certas pragas. É muita gente envolvida nesse tema, todos os dias! Axé, minha gente, muito axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário