quinta-feira, 24 de março de 2011

“RATOS EM NOVA IORQUE”


Esse é o título em português que deram ao filme The Rats, (20th Century Fox) uma produção canadense com ótimos efeitos especiais. Lá atrás, em outro post sobre tema semelhante, contei que sou cinéfilo e encantado por “garimpar” raridades nas baciadas de DVDs que encontro em alguns supermercados e restaurantes de beira de estrada. Comentei que de vez em quando encontro pérolas cinematográficas, filmes estranhos, clássicos perdidos no tempo, cults e outras moscas brancas. Pois nesta semana, garimpei em um supermercado, um DVD que me custou R$ 6,80 novamente sobre ratos, um tema recorrente. O filme, com atores canadenses completamente desconhecidos, é uma produção razoavelmente bem cuidada filmada em Toronto. Na verdade é um filme que explora da primeira à última cena, o atávico medo que ratos causam em grande parte das pessoas (musofobia). Um laboratório meio clandestino bem no centro da cidade de NY foi fechado e abandonado, deixando para trás os animais de experiência e ratazanas transgênicas (por acaso!) muito fortes e agressivas. Encurtando a história, multiplicaram-se aos milhões e começaram a invadir a cidade de NY, sem ação de combate por parte do serviço público por razões políticas. O mais interessante é que o principal “mocinho” dessa trama, é... um profissional controlador de pragas! Olha o dedetizador aí, gente! E ele acaba ficando coma mocinha!
A parte técnica do filme foi bastante razoável até que planejaram concentrar os ratos em um só lugar para ali aplicar um certo gás chamado de “fenolacufina”, que seria um tóxico nervoso de ação fulminante, o qual afetaria somente os ratos e sem risco para os humanos. Puxa! Fiquei torcendo para chegar logo a essa cena, mas os produtores não ousaram chegar a tanto e os ratos foram concentrados em uma piscina pública, atraídos por um perfume feito com uma flor que havia sido utilizado nos experimentos onde esses ratos foram originados, e foram explodidos. Menos mal!
Destaque especial para quatro chafarizes de ratos (quaquilhões) na cena final quando eles adentraram pelos drenos à piscina fatal. Formidável!
Cool!

Nenhum comentário:

Postar um comentário