sexta-feira, 3 de setembro de 2010

OUTRA VEZ, SOBRE O LIVRO VIRTUAL BOAS PRÁTICAS (E-book)


A pedidos, volto a comentar sobre o E-book (livro virtual) BOAS PRÁTICAS OPERACIONAIS PARA EMPRESAS CONTROLADORAS DE PRAGAS de nossa autoria. Vocês sabem, a tendência mundial é a de evitar o livro impresso em papel e substituí-lo por livro virtual (Internet); daqui a pouco, mais alguns anos, e todo mundo terá uma biblioteca virtual em seu computador, do tamanho que quiser, com os títulos que quiser e com a facilidade ao alcance de um click. Na Internet já é possível encontrar muitíssimos livros virtuais à venda e mesmo muitas obras que podem ser baixadas gratuitamente, como certos clássicos da literatura mundial. Eu mesmo já comecei a montar minha biblioteca técnica particular. Caramba... como a vida ficou mais fácil! Quando comecei a me especializar, há 40 anos atrás, vocês não podem calcular a trabalheira que era conseguir literatura para estudar; era tudo pelo Correio com semanas e semanas de espera entre uma carta e outra. O telex veio ajudar e mais à frente o fax revolucionou as comunicações. Mas, era dureza! Hoje, basta um rápido acesso a algum site de busca e pronto, estou dentro de uma biblioteca pesquisando o que busco. O tal livro virtual (E-book) tem enormes vantagens e fiquei fã, além de ser ecologicamente correto, pois não usa papel. A Natureza agradece.
Então, há alguns anos atrás publiquei meu segundo GTO (Guia Técnico Operacional) que abordava as boas práticas operacionais, as quais deveriam ser adotadas por empresas controladoras de pragas. A intenção era de auxiliar as empresas já estabelecidas, e as que viessem a se estabelecer, a se enquadrarem dentro de certas regras para o correto desempenho de suas atividades e evitar aborrecimentos com a fiscalização das Vigilâncias Sanitárias estaduais ou municipais. O livro foi muito bem aceito pela comunidade dos controladores de pragas em nosso país e, para minha surpresa e satisfação, esgotou-se rapidamente em menos de seis meses. Assim ficou durante anos, pois a impressão gráfica foi ficando cada vez mais cara e atingindo preços proibitivos, especialmente para quem não tem uma Editora para suportar os custos, como é o meu caso. Até que surgiu, e rapidamente ganhou espaço, a alternativa do livro virtual, simples, limpo e barato, que acabou me convencendo.
Há uns seis meses atrás, através do site do Pragas On Line (www.pragas.com.br), voltamos a disponibilizar aquele GTO. O leitor interessado nesse E-book deve acessar o referido site e ali vai encontrar uma seção de vendas de livros e DVDs técnicos; entre eles está o GTO Boas Práticas, ainda o único livro virtual da coleção. Obviamente, sou suspeito para comentar o conteúdo do livro, mas tenho recebido de meus leitores muitas referências elogiosas, de forma que acho que as informações ali contidas devem estar sendo de utilidade para os colegas controladores de pragas.
Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário